Gestão Ambiental promove palestra sobre Manejo e Conservação do Solo na CFR de Brasil Novo/PA

Publicado por: Glícia Favacho



       Dentre os maiores desafios da agricultura brasileira, está a produção sustentável de alimentos para suprir as necessidades alimentares da população. Diante disso, o solo tem papel fundamental como componente primário do ecossistema e como contribuinte vital para o bem-estar humano. Nesse sentido, conscientizar agricultores sobre a importância de manejar corretamente e preservar os solos tornou-se vital para uma agricultura sustentável no futuro. Pensando assim, a equipe da Gestão Ambiental da BR-230/422/PA, através do Programa de Educação Ambiental, promoveu palestra sobre “Manejo e Conservação do Solo”, para os agricultores e produtores rurais na Casa Familiar Rural de Brasil Novo. O objetivo foi ressaltar a importância das práticas conservacionistas conciliando a produção com a manutenção da capacidade de uso do solo.

       A palestra foi ministrada pela engenheira agrônoma, Luanna Nava, que falou das técnicas sustentáveis para prevenir erosão e conscientização da adoção de práticas conservacionistas, dos principais tipos de solos e suas características como solo argiloso, arenoso, humoso e calcário. Além dos principais tipos de erosão hídrica que podem ocorrer em áreas agrícolas, os principais impactos intrínsecos e extrínsecos à propriedade rural e as práticas de conservação dos solos classificadas em três grupos: edáficas, mecânica e vegetativa.

  “Alguns participantes compartilharam suas experiências relacionadas a não utilização das práticas conservacionistas e seus consequentes prejuízos. De um modo geral, todos demonstraram que procuram formas de utilizar as tecnologias disponíveis, para evitar as perdas por erosão”, complementou Luanna. Durante e após as apresentações, a receptividade dos agricultores e produtores foi excelente, demonstrando que estão cientes da importância do manejo e da conservação do solo, aproveitando a oportunidade para aprenderem mais e esclarecerem dúvidas.